A educação de qualidade começa com o reconhecimento de que o papel da escola não se limita a um ensino de qualidade. A educação de qualidade exige planejamento, foco no processo integral e integrado de ensinoaprendizagem, avaliação processual, encaminhamento pedagógico, aprendizagem baseada em experiências ativas, projetizadas e investigativas... A educação de qualidade é mera teoria se o trabalho docente não tiver apoio para colocar as ideias em movimento nos espaços de aprendizagem. E este é o foco do Instituto Omnium. 

O Instituto Omnium existe para apoiar o trabalho docente, a educação de tempo integral e o professor-pesquisador.

Sobre nós

O Instituto Omnium, como organização sem fins-lucrativos, estabeleceu três linhas de atuação com o objetivo final de apoiar o trabalho doente, a educação em tempo integral e a formação do professor-pesquisador, com foco na educação pública e educação privada com proposta pedagógica autoral:

 

1. Formação de gestores, coordenadores e professores: programas de formação pre-service (professores que ainda não assumiram uma determinada programação de aulas), formação in-service (para professores em atividade) nas modalidades presencial, à distância e híbrida.

 

2. Projetos de ensino híbrido, atividades investigativas e de pesquisa: programas de apoio para escolas desenvolvendo projetos pedagógicos autorais, com forte ênfase em aprendizagem ativa e atividades que mobilizem professores e alunos em projetos "mão-na-massa". O apoio se dá por meio de editais promovendo patrocínio à projetos, apoio metodológico e programas de apoio consultivo e "incubação" de formação curricular e de práticas.

 

3. Programa Professor-Pesquisador: Os principais temas de impacto na qualidade do processo ensinoaprendizagem são temas próximos de quem está no dia-a-dia da sala de aula. Nosso foco é oportunizar a atividade de pesquisador inerente à atividade docente de qualidade por meio do programa científico.

gallery/omnium logo